- O o casamento na Índia.A noiva indiana nos contou vários detalhes da cerimônia, festa e o envolvimento das famílias no casamento. Como são muitas tradições e detalhes, o texto foi traduzido mantendo a maneira como ela nos contou.
Pedido de casamentoO pedido de casamento na Índia tem menos a ver com o modelo típico do ocidente – noivo de joelhos oferecendo um anel para pedir a mão da noiva – e mais com as duas famílias se aproximando (apesar de recentemente vários homens tenham adotado o modelo ocidental). Tipicamente, o homem, sozinho ou com sua família, vai até os pais da noiva pedir a mão dela em casamento. Uma vez que a família aceita o pedido, há uma pequena cerimônia entre as duas famílias chamada Roka, onde ambas reconhecem o noivado. Historicamente, Roka representava o fim do período de pedidos, já que a noiva não mais aceita pedidos de casamento – rishtas em Hindi. Há em geral trocas de presentes ou doces nessa cerimônia.
Elementos do casamento e seus significados
A cerimônia de casamento Hindi (Vivah Sanskar) é a 13ª das 16 Sanskaras prescritos para o crescimento espiritual do indivíduo. Ele significa unir duas almas tão firmemente que, após o casamento, apesar dos corpos estarem separados, as almas estarão harmoniosamente unidas. A cerimônia acontece na seguinte ordem:
Bharat: o noivo e sua família chegam ao local do casamento.
Milni: a família do noivo é recepcionada pela da noiva. Membros das famílias se abraçam e trocam cumprimentos para celebrar a união das famílias.
Jaimala: a troca de cumprimentos pelo casal significa que aceitam sua união eterna como marido e mulher.
Kanyadan: parte importante da cerimônia na qual a família da noiva a entrega para o noivo. Uma vez que o noivo a aceite, os pais da noiva colocam a mão direita dela sobre a dele, e o noivo assume o compromisso junto aos sogros de ser responsável pela noiva perante deus, familiares e amigos.
Gath Bandhan: um nó é atado entre os cachecóis do noivo e da noiva simbolizando sua união para toda a vida.
Havan: é acendido o fogo sacrado que significa pureza e eternidade. O fogo oferece purificação espiritual e simboliza a eternidade.
Saath Phere: esse é o momento mais importante da cerimônia de casamento. Noiva e noivo caminham ao redor do fogo sagrado entoando mantras e afirmando seu compromisso um pelo outro. Eles circulam o foco sete vezes em sentido horário, numa cerimônia conhecida como mangal phere.
Saptapadi: noivos dão sete passos na direção norte dizendo uma promessa e uma prece a cada passo:
Primeiro: o casal pede aos deuses abundância de comida pura e nutritiva
Segundo: o casal reza por saúde mental, física e espiritual e promete levar uma vida saudável
Terceiro: o casal reza pela preservação de sua riqueza e prosperidade do lar
Quarto: o casal reza para encontrar felicidade e harmonia em conjunto em todos os momentos da vida
Quinto: o casal reza pelo bem estar de todos os seres vivos do planeta e para ter filhos nobres, heroicos e virtuosos
Sexto: o casal reza por uma vida longa, feliz e próspera
Sétimo: o casal reza por compreensão, lealdade e amizade. Eles prometem ser o melhor amigo e alma gêmea um do outro. Como a finalização das sete promessas, o casal está casado.
Após as sete promessas, a noiva se senta ao lado esquerdo do noivo, para que ela esteja sempre perto de seu coração.
Sindoor e Mangalsutra: o noivo coloca um colar na noiva significando que ela agora é sua esposa.
Ashirwaad: os membros mais velhos das duas famílias abençoam os recém-casados.
Participação da família
O envolvimento das famílias varia muito. "No nosso caso, fizeram todo o planejamento e os pais participaram mais nos detalhes", conta a noiva indiana. E outros casos, a família da noiva organiza e paga pelo casamento, enquanto a família do noivo organiza a festa.
Os pais e parentes estão presentes em todos os momentos. Do Roka ao Shagun até o dia do casamento, os parentes participam de cada ritual para dar ao casal a sua benção de diferentes formas. Por exemplo, para famílias da região de Punjabi, há uma cerimônia chamada Churda que ocorre com a noiva antes do casamento. Nela, os irmãos da mãe da noiva colocam pulseiras vermelhas na noiva e parentes e amigos penduram enfeites dourados nas pulseiras, recitando orações e desejando um feliz casamento a noiva. Durante o casamento, os pais e irmãos da noiva participam de diversos eventos para "entregar" a noiva ao noivo.
Preparação da noiva
Além da cerimônia da Churda já mencionada, a noiva também terá suas mãos e pés pintados com hena. Pela tradição, a artista de hena irá esconder o nome ou iniciais do noivo na pintura, que só poderá dormir na mesma cama que a noiva quando achar seu nome. A celebração com hena normalmente coincide com o Sangeet, noite na qual os parentes do noivo e noiva cantam e dançam para celebrar a união das famílias.
Historicamente, no dia do casamento, o noivo deve vir a cavalo da sua cidade para a da noiva, numa procissão festiva com sua família envolvendo muitas músicas e danças – o bharat. Atualmente, a procissão normalmente começa no fim da rua onde será o casamento.
Preocupações da noiva
Com a união das duas famílias, a maior preocupação a garantir que todos se deem bem e se tornem uma única grande família. Tradicionalmente, como é esperado que a noiva vá viver na casa da família do noivo, há ao fim do casamento a uma cerimônia chamada doli na qual os irmãos da noiva a entregam à família do noivo. Esse é normalmente um momento triste, já que a noiva está se despedindo de sua família. Quando a noiva chega pela primeira vez na família do noivo, há orações e normalmente jogos entre os noivos para ver quem realmente tomará as decisões do casal.
As roupas da noiva
No casamento indiano, a noiva normalmente usa 5 roupas diferentes, uma para cada cerimônia: roka, shagun/chunni ceremony, sangeet, casamento e festa.
Momentos emocionantes do casamento
"Ver todos os meus primos e amigos dançando juntos na cerimônia do sangeet foi bastante emocionante. Também fiquei emocionada na cerimônia da churda quando vi meu irmão, irmãs e amigos chorando pela primeira vez por que eu deixaria a família e passaria a pertencer a família do noivo após o casamento."
Escrito por Bem Casados
Nenhum comentário:
Postar um comentário